Como as igrejas evangélicas no Sudeste ultrapassaram as escolas públicas, de acordo com pesquisa

Você sabia que há mais igrejas evangélicas no Sudeste do que escolas públicas? Essa é a conclusão de uma pesquisa feita pelo Brasil em Mapas, com base em dados do IBGE e do CEM/USP. O estudo revelou que cinco estados brasileiros têm uma situação incomum em relação à proporção de escolas públicas e igrejas evangélicas.

São Paulo e Rio de Janeiro têm mais igrejas evangélicas do que escolas públicas de ensino fundamental e médio juntas. Brasília, a capital do país, também faz parte desse grupo. No Espírito Santo, há 93 igrejas para cada 100 mil habitantes, superando em 34 pontos o número de escolas (59 por 100 mil habitantes).

Escola Marcílio Dias em Nova Iguaçu - RJ
Escola Marcílio Dias em Nova Iguaçu – RJ

Assim, a região sudeste tem a maior média nacional, com 71,7 igrejas para cada 100 mil habitantes, seguida pela região Centro-Oeste, com 44,0. O Nordeste, por outro lado, tem uma média proporcional de 26 igrejas por 100 mil habitantes.

No outro extremo, o Acre é o estado com mais escolas públicas por habitante, com uma média de 174 unidades de ensino (fundamental e médio) para cada 100 mil habitantes. Essa taxa é quatro vezes maior do que o número de templos evangélicos na mesma proporção (43 por 100 mil habitantes).

O Norte tem a maior média de escolas públicas proporcionais, com 113,7 por 100 mil habitantes, seguido pelo Nordeste, com 81. A região Sul, por sua vez, tem a menor proporção, com uma média de 42.

Esse fenômeno pode ser explicado por diversos fatores, como a expansão do movimento evangélico no Brasil, a diversidade de denominações religiosas, a influência da mídia, a crise económica, a busca por identidade e pertencimento, entre outros. Para saber mais sobre as causas e as consequências desse cenário, confira a pesquisa completa do Brasil em Mapas.