Liberdade religiosa comprometida no Vietnã enquanto família enfrenta dificuldades com o acesso à água potável.
A cristã Dieu* enfrenta restrições de acesso à água no Vietnã devido à sua conversão religiosa no Natal passado, o que tem gerado desconforto entre seus vizinhos.
Desde então, ela tem sido ameaçada, porém, Dieu se mantém firme em sua fé em Cristo e continua frequentando regularmente a igreja.
Como resultado, os vizinhos cortaram o cano de água de sua casa no Vietnã, alegando que o cano passava por sua propriedade.
Dieu argumenta que essa justificativa não faz sentido, pois o cano estava no mesmo local há muitos anos e nunca havia sido perturbado. Somente após sua conversão ao cristianismo é que isso mudou.
A discriminação local tem sido constante para Dieu, que vive com seu marido e dois filhos pequenos. Eles enfrentam assédios e discriminações tanto dos vizinhos quanto do governo local devido à sua fé.
Apesar das ameaças e agressões físicas, Dieu se mantém fiel à sua fé e se recusa a renegá-la.
De acordo com a organização Portas Abertas, a família foi excluída da lista de beneficiários do programa governamental de distribuição de alimentos em janeiro. Agora, em maio, o acesso à água também foi cortado.
Apesar das dificuldades, parceiros locais da Portas Abertas têm oferecido apoio à família, fornecendo alimentos e um novo cano de água.
No entanto, mesmo após a compra do cano, eles ainda não receberam permissão para instalá-lo.
A família precisa buscar água em pequenos recipientes durante a noite para cozinhar e tomar banho no rio, já que Dieu e seu marido estão ameaçados pelos vizinhos e não podem fazer isso pessoalmente.
O pastor Thach, que acompanha a família, testemunha sobre a fé simples e pura de Dieu, especialmente considerando que ela é uma recém-convertida. Ele ressalta que Deus tem sustentado a fé da família mesmo diante das ameaças.
*Por questões de segurança, os nomes foram alterados.