Primeiro-ministro de Nova Gales do Sul (um estado na costa leste da Austrália), Dominic Perrottet diz que ficou “incrivelmente desapontado” ao ver imagens de jovens da Hillsong dançando e cantando, e disse que a igreja pode ser multada se violar a ordem de saúde pública por conta da Covid no estado.
“Essas regras não existem por causa disso”, disse Perrottet na manhã desta sexta-feira (14). “Essas regras estão em vigor para manter as pessoas seguras e para os 99,95% das pessoas que estão fazendo a coisa certa, acho que todos se sentiriam completamente frustrados e chocados com o que viram na noite passada. Não queremos ver isso acontecer novamente. Ao ver isso ontem à noite… fiquei incrivelmente desapontado”.
A polícia do estado está investigando o acampamento anual de verão para jovens da Hillsong que está sendo realizado em Newcastle. Se for concluído que violou a ordem de saúde, a Hillsong pode ser multada em até US$ 55.000.
Perrottet disse que sua “expectativa” era que, se houvesse uma violação da Hillsong, “uma multa fosse emitida”.
Na noite de quinta-feira, a igreja foi ordenada pela NSW Health a parar imediatamente de cantar e dançar no acampamento depois que imagens de jovens dançando provocaram raiva generalizada sobre certas isenções para grupos religiosos.
Violação da ordem pública
Fotos e vídeos postados nas contas de mídia social da Hillsong nos últimos dois dias mostraram multidões cantando sem máscaras durante os cultos e dançando. O acampamento, destinado a jovens de 15 a 17 anos, deveria terminar no sábado.
Um porta-voz da Hillsong negou que o evento fosse essencialmente um festival de música, segundo o Guardian Australia.
“Esses eventos são nossos acampamentos anuais para jovens em idade escolar e não são semelhantes a um festival de música de forma alguma”, disse o porta-voz.
“Os cultos cristãos ao ar livre são realizados durante o acampamento, mas estes são apenas uma pequena parte do programa … e qualquer canto é apenas uma pequena parte de cada culto (um vídeo que circula nas redes sociais reflete alguns minutos desta parte do programa).”
As igrejas e locais de culto foram considerados isentos das restrições, apesar da discordância de parte das autoridades.